Na Roma Antiga, dia 17 de dezembro é o dia em que se dá início à Saturnalia, um festival dedicado ao Deus Saturno. Um banquete público, seguido de troca de presentes, festa contínua e uma atmosfera de carnaval que derrubava as normas sociais romanas: os jogos proibidos no restante do ano era permitido durante esse período e os senhores ofereciam serviço de mesa a seus escravos.
.
Nada mais auspicioso do que iniciar o dia de hoje com Saturno tronado e acompanhado da Lua no signo de Aquário, o carnaval.
.
“Que ninguém tenha atividades públicas nem privadas durante as festas, salvo no que se refere aos jogos, as diversões e ao prazer. Apenas os cozinheiros e pasteleiros podem trabalhar. Que todos tenham igualdade de direitos, os escravos e os livres, os pobres e os ricos. Não se permite a ninguém enfadar-se, estar de mal humor ou fazer ameaças. Não se permitem as auditorias de contas. A ninguém se permite inspecionar ou registrar a roupa durante os dias de festas, nem depor, nem preparar discursos, nem fazer leituras públicas, exceto se são jocosos e graciosos, que produzem zombarias e entretenimentos”. Diz Luciano de Samósata.
.
📸 Les Saturnales – Antoine-François Callet.